20 de ago. de 2010

20 DE AGOSTO DE 1970

E o Cláudio Teran, que assina a coluna Pop Go The Beatles na Beatles Brasil, enviou-me a seguinte mensagem que posto aqui:

FOI A 41 ANOS, e a coluna virtual POP GO THE BEATLES, noticiou assim...

Wednesday 20 August
Studios Three/Two, EMI Studios, London
The Beatles Last Session

Uma das mais complexas gravações dos Beatles, 'I Want You (She's So Heavy)' de John foi completada nessa ocasião, entre 14h e 18h, no estúdio três. A mixagem aconteceu na mesma ocasião. O master tape produzido neste dia (aproveitando trechos das gravações anteriores) terminou com 7min44seg. Curiosamente aquilo que entraria para a história como um 'efeito', ou seja, o corte abrupto da canção quando está em volume total, foi na realidade um 'defeito', ou seja, a fita literalmente se rompeu naquele ponto. É possível que o corte abrupto ocorresse de qualquer maneira, considerando que faltavam apenas 20 segundos para a fita de rolo terminar. Todos gostaram da forma inesperada do 'fade' e foi assim que a faixa entrou no LP. Além dos múltiplos overdubs gravados, a versão final uniu trechos de gravações feitas no Trident Studios e em Abbey Road.

Das 18h a 1h15 todos se mudaram para o estúdio dois, onde um protótipo do master tape final de Abbey Road foi compilado. Neste ponto a versão finalizada tinha duas variações distintas. Numa delas um dos lados fechava com 'I Want You'. Na outra havia a dúvida de fechar um dos lados ou com 'Oh! Darling' ou com 'Octopus's Garden'. Foi uma noite decisiva para os Beatles e para a história da música popular. Quando todos se retiraram a ordem do setlist de Abbey Road estava resolvida. Talvez John, Paul, George e Ringo não imaginassem, mas a data entraria para a história como a última vez em que os quatro trabalharam juntos, justamente no estúdio dois de Abbey Road, onde produziram quase todos os seus êxitos, mudando definitivamente a história do rock e da música popular. Uma era se fechava na infatigável passagem do tempo.

E, portanto, o Beatlebox disponibiliza aqui a bela e intrigante canção. Curta!

I Want You (She's So Heavy)

16 de ago. de 2010

33 ANOS SEM ELVIS...

Todos sabem que os Beatles adoravam Elvis Presley. O interesse de John pela música começa a surgir ainda na escola, a partir do momento em que ouve na rádio sucessos de Elvis Presley, como 'Heartbreak Hotel'.

A partir de março de 1957 formaria então, oficialmente, os The Quarry Men. Esta banda duraria até 1959, mas com inúmeras alterações e substituições de elementos. O tipo de reportórios vai variando conforme as atuações: músicas como 'Heartbreak Hotel', 'Don’t Be Cruel', 'Blue Suede Shoes' ou 'Jailhouse Rock', de Elvis Presley, vão sendo progressivamente incluídas.

Como diria uma vez John Lennon, ao fazer uma retrospectiva da sua carreira: “ -Nada me bateu tão forte como Elvis”.

E hoje o blog faz um tributo ao grande Rei do Rock, postando uma gravação de Elvis interpretando 'Hey Jude', dos Beatles!

Elvis Presley - Hey Jude (Lennon/McCartney)