Faleceu ontem, 8 de março, por causas ainda não divulgadas, Sir George Martin, o produtor, arranjador e compositor que possibilitou aos Beatles gravarem sons numa dimensão quase ilimitada.
Algumas magias do magistral George Martin:
Praticamente no início de tudo, Martin não se opôs à ideia dos Beatles de lançarem a música Please Please Me, de autoria própria, ao invés de uma escolhida por ele, a How Do You Do It?. Mesmo assim, ela foi gravada pelos Beatles e pelos Gerry & The Peacemakers, porém não lançada pelos Beatles, que apostaram em Please Please Me. E George Martin estava tão certo que How Do You Do It?, produzida também por ele, chegou ao primeiro lugar nas paradas de sucesso britânicas. A Please Please Me original era mais lenta, no estilo choroso de Roy Orbison. George Martin achou por melhor acelerá-la. E sabia o que estava pedindo. Os Beatles já haviam lançados 2 singles no início de 1963: Love Me Do (com P.S. I Love You do outro lado) e Please Please Me (com Ask Me Why). Ambos foram bem recebidos, especialmente Please Please Me, que alcançou o 1º lugar;
John Lennon certa vez deixou sua guitarra encostar numa caixa de som causando uma distorção. Ele perguntou a George Martin se era possível colocá-la numa canção, e é o som que ouvimos no início de I Feel Fine;
Noutra ocasião, John queria que sua voz soasse como um coro de monges tibetanos cantando do alto de uma montanha. George Martin fez sua voz passar por um alto-falante Leslie e é a voz que ouvimos em Tomorrow Never Knows;
O piano, ao estilo barroco, de In My Life foi tocado por George Martin. E é lindo demais. Posteriormente, Martin fez vários experimentos com sucesso na gravação do Sgt. Pepper's, além de tocar um pianet Hohner em Getting Better, um cravo em Fixing a Hole e um harmônio em Being for the Benefit of Mr. Kite!;
Paul, certa vez, ouviu um trompete numa apresentação de música clássica e ficou encantado. Perguntou ao seu produtor se aquele som ficaria legal numa música. George Martin disse que sim e o colocou em Penny Lane;
John gravara várias versões da música Rain. Levou as fitas pra casa. Em certo momento, sob efeito de alguma coisa, colocou os lados contrários das fitas no gravador e elas começaram a tocar ao contrário. Ele adorou! Conversou com Martin e quis que o efeito constasse na música. George assim o fez e no final de Rain podemos ouvir um trecho ao contrário (John repetiria a experiência logo depois em I'm Only Sleeping, do álbum Revolver);
E são muitas outras! Os arranjos de cordas em Eleanor Rigby, a tabla indiana em Love You To, o quarteto de cordas em Yesterday, a orquestração incrível - e aparentemente desconexa - de A Day in the Life, o coral de 16 pessoas cantando abobrinha pra causar mais confusão ainda no final de I am The Walrus, o trabalho magnífico com seu filho Giles Martin no álbum Love, são mais algumas delas!
Em sua carreira, Martin ganhou diversos prêmios Grammy e um Oscar por A Hard Day's Night. Em 1999, entrou no Hall da Fama do Rock.
Ele, sem dúvidas, ficará vivo eternamente nas músicas dos Beatles. O produtor musical, arranjador e compositor cuja genialidade moldou o som da maior banda de pop/rock de todos os tempos. Um gênio. Um profeta que apostou nos delírios sonoros dos Beatles e os concretizou para a posteridade.
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