20 de ago. de 2010

20 DE AGOSTO DE 1970

E o Cláudio Teran, que assina a coluna Pop Go The Beatles na Beatles Brasil, enviou-me a seguinte mensagem que posto aqui:

FOI A 41 ANOS, e a coluna virtual POP GO THE BEATLES, noticiou assim...

Wednesday 20 August
Studios Three/Two, EMI Studios, London
The Beatles Last Session

Uma das mais complexas gravações dos Beatles, 'I Want You (She's So Heavy)' de John foi completada nessa ocasião, entre 14h e 18h, no estúdio três. A mixagem aconteceu na mesma ocasião. O master tape produzido neste dia (aproveitando trechos das gravações anteriores) terminou com 7min44seg. Curiosamente aquilo que entraria para a história como um 'efeito', ou seja, o corte abrupto da canção quando está em volume total, foi na realidade um 'defeito', ou seja, a fita literalmente se rompeu naquele ponto. É possível que o corte abrupto ocorresse de qualquer maneira, considerando que faltavam apenas 20 segundos para a fita de rolo terminar. Todos gostaram da forma inesperada do 'fade' e foi assim que a faixa entrou no LP. Além dos múltiplos overdubs gravados, a versão final uniu trechos de gravações feitas no Trident Studios e em Abbey Road.

Das 18h a 1h15 todos se mudaram para o estúdio dois, onde um protótipo do master tape final de Abbey Road foi compilado. Neste ponto a versão finalizada tinha duas variações distintas. Numa delas um dos lados fechava com 'I Want You'. Na outra havia a dúvida de fechar um dos lados ou com 'Oh! Darling' ou com 'Octopus's Garden'. Foi uma noite decisiva para os Beatles e para a história da música popular. Quando todos se retiraram a ordem do setlist de Abbey Road estava resolvida. Talvez John, Paul, George e Ringo não imaginassem, mas a data entraria para a história como a última vez em que os quatro trabalharam juntos, justamente no estúdio dois de Abbey Road, onde produziram quase todos os seus êxitos, mudando definitivamente a história do rock e da música popular. Uma era se fechava na infatigável passagem do tempo.

E, portanto, o Beatlebox disponibiliza aqui a bela e intrigante canção. Curta!

I Want You (She's So Heavy)

Nenhum comentário: