5 de jan. de 2015

LAGOS, NIGÉRIA... 1973

E Paul McCartney gravou o álbum Band On The Run em Lagos, na Nigéria. Um disco super bem feito e premiado posteriormente. Mas nem tudo foram flores na sua concepção. 

Quase que Paul veio gravá-lo na filial da EMI do Rio de Janeiro, mas parece-me que ela estava em reformas ou se mudando de local, não me lembro bem, e ele não veio. E para piorar o baterista Denny Seiwell e o guitarrista Henry McCullough resolveram abandonar o grupo às vésperas da viagem. 

E lá foram Paul, Denny Laine e Linda mais o engenheiro de som, Geoff Emerick. Paul e Denny gravaram guitarra, violão, piano, bateria e baixo. Linda ajudava na vocalização, letras e piano base. 

Ok. Daí um cantor nigeriano, muito influente por lá, acusou Paul de ter vindo roubar o 'seu som'. Depois de uma reunião com atmosfera pesada, Paul mostrou algumas canções e tudo ficou esclarecido. Depois Paul e Linda foram assaltados. Disseram a eles depois que se eles não fossem brancos provavelmente teriam sido mortos... E ainda por cima levaram as fitas de todo o material já gravado desde então. Paul teve que lembrar das canções e arranjos para continuar as gravações. 

Num outro dia Paul desmaiou por excesso de fumo, agravado pelo stress. Foi até o hospital, deu uma descansada rápida e logo voltou à ativa. 

A Adheli Tavares contou no blog The Beatles College que o “Band on the Run” foi lançado em dezembro de 1973, mas seu reconhecimento só veio em 1974. O Wings ganhou Grammy de “Melhor Performance Vocal de Pop” e disco de platina nos Estados Unidos, além do álbum ter sido o mais vendido de 1974. O álbum figura em importantes listas do mundo da música, como a lista de álbuns definitivos de rock da Rolling Stone e melhores álbuns britânicos da história, também da Rolling Stone. Paul lançou outra versão do disco, com “Helen Wheels” que havia sido lançada como single e entrou no disco lançado nos EUA, mesmo sem ser creditada, e “Country Dreamer”, que havia sido lançada numa versão do “Red Rose Speedway”, mas acabou entrando na versão 1993 do “Band on the Run”. Em 2010 foi lançada outra versão, para o projeto “Paul McCartney Archive Collection”. Desde seu lançamento, “Band on the Run” só recebeu críticas positivas. E finalmente Paul percebeu que não precisava de John Lennon para escrever sucessos. Não havia mais dúvidas de que Paul era capaz de ter sucesso sem os Beatles. Superação em todos os sentidos.



Nenhum comentário: