O californiano Lee Ritenour transita com naturalidade por estilos como jazz, rock e música brasileira. Começou a trabalhar profissionalmente aos 16 anos, como músico de estúdio – gravou para o grupo The Mamas and the Papas. Aos 18, acompanhou Lena Horne e Tony Bennett.
Em 40 anos de uma carreira bem sucedida, teve 17 indicações ao Grammy, sendo vencedor com o disco Harlequin (1984), que contou com a colaboração de Dave Grusin e Ivan Lins. Nos anos 1990, foi fundador do grupo de fusion Fourplay, juntamente com o tecladista Bob James, o baixista Nathan East e o baterista Harvey Mason. Com a banda, Ritenour registrou três discos que misturam elementos de jazz e pop.
Como músico de estúdio, o currículo do guitarrista inclui gravações com artistas dos mais diversos estilos, como Pink Floyd, Steely Dan, Dizzy Gillespie, Sonny Rollins, Joe Henderson, B.B. King, Frank Sinatra, Simon and Garfunkel, Ray Charles, Peggy Lee, Aretha Franklin e Barbra Streisand. A influência brasileira na música de Ritenour também é evidente. Ele já trabalhou com nomes como Djavan, João Bosco, Gonzaguinha e Caetano Veloso.
Dono de uma técnica cristalina e um virtuosismo invejável, Lee Ritenour é um mestre tanto na guitarra quanto no violão de cordas de náilon.
E o Beatlebox traz para você hoje Lee Ritenour interpretando A Day In The Life, de Lennon / McCartney. Curta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário