12 de out. de 2010

TERAN FALA DOS 70 ANOS DE JOHN

Nosso colega da lista Beatles Brasil, o Cláudio Teran, enviou o texto abaixo sobre os 70 anos de Lennon. Espero que apreciem!

De acordo com a legislação, 70 anos é a idade na qual se é oficialmente velho. Só que o rock and roll contradiz em absoluto essa afirmação. Seja porque guitarras não envelhecem (e as mais bonitas e charmosas são as Fender, Ricks, Gretshes, Les Paul com seus desenhos clássicos) seja porque os rockeiros também não ficam velhos. A não ser que vc se apegue ao senso comum de que ruga é velhice.

Ringo Starr completou 70 anos em 2010. John Lennon completou 70 anos em 2010. Um está vivo na terra. O outro permanece vivo nos nossos corações e na obra que deixou. Envelhecer fisicamente, não envelheceu. Sequer enrugou. Com 40 anos de idade Lennon estava magro e sem espaço para flacidez do corpo. Que teria sido dele se permanecesse vivo nesta terra e tivesse atravessado a eferverência dessas últimas três décadas?

Como estaria lidando com as redes sociais e a internet? O que acharia dos downloads pagos? Creio que seria favorável aos torrents piratas. O projeto Anthology, Let it Be..Naked, Live at BBC, e Yellow Submarine Songtrack teriam saído com ele entre nós? Let it Be teria sido relançado digitalmente? O Lennon que sequer conheceu o CD, o que acharia do DVD blu-ray?

John Lennon não faz falta somente porque desfalcou os Beatles para sempre quando se foi. É que não há ninguém no espaço que ele ocupou. Nem nunca haverá. Por isso continuamos a cultuá-lo. Nenhum outro cara expressou nas composições a dor e a delicia de ser o que é como ele. Quando ouço Jealous Guy fico observando como Lennon sabia ser com toda simplicidade o poeta do cotidiano. Qual homem não sofreu dores de amores e não sentiu ciúmes alguma vez nesta vida? E quem entre nós não tem momentos de absoluta identificação com o conteúdo da letra de In my Life?

O cargo mais cobiçado do mundo do rock'n'roll bem poderia ser a 'curadoria' do acervo deixado por John Lennon. Porque lá existe uma essência que Yoko Ono não consegue captar, nem ela que viveu tantos anos perto de Lennon mas, por se achar superior a ele, não consegue compreender o sentido de certas coisas. Talvez por isso não nos saiba repassar o que tem lá, nas entranhas dos arquivos dos sons e das imagens.

O John Lennon que sabemos, conhecemos, sentimos, mas não conseguimos rotular nem explicar. John é resistente, e se faz presente quando a gente ouve uma Gimme Some Truth ou Crippled Inside ou Oh My Love. Aflora quando nos rebelamos e quando mandamos às favas as regras estabelecidas.

Paul McCartney está chegando ao nosso país de novo, e eu estou lembrando de John Lennon, de como ele reagiria ao ver Paul com 68 anos dentro de imensos estádios se exibindo ao mundo nos palcos, tocando e cantando Beatles sem trauma culpa ou medo.

John Lennon adicionaria muito mais charme viço e conteúdo ao velocissimo mundo digital. Adicionaria mais rock'n'roll puro qualidade simplicidade e verdade também...

Nenhum comentário: