9 de mar. de 2016

ADEUS GEORGE MARTIN

Faleceu ontem, 8 de março, por causas ainda não divulgadas, Sir George Martin, o produtor, arranjador e compositor que possibilitou aos Beatles gravarem sons numa dimensão quase ilimitada.

Algumas magias do magistral George Martin

Praticamente no início de tudo, Martin não se opôs à ideia dos Beatles de lançarem a música Please Please Me, de autoria própria, ao invés de uma escolhida por ele, a How Do You Do It?. Mesmo assim, ela foi gravada pelos Beatles e pelos Gerry & The Peacemakers, porém não lançada pelos Beatles, que apostaram em Please Please Me. E George Martin estava tão certo que How Do You Do It?, produzida também por ele, chegou ao primeiro lugar nas paradas de sucesso britânicas. A Please Please Me original era mais lenta, no estilo choroso de Roy Orbison. George Martin achou por melhor acelerá-la. E sabia o que estava pedindo. Os Beatles já haviam lançados 2 singles no início de 1963: Love Me Do (com P.S. I Love You do outro lado) e Please Please Me (com Ask Me Why). Ambos foram bem recebidos, especialmente Please Please Me, que alcançou o 1º lugar; 

John Lennon certa vez deixou sua guitarra encostar numa caixa de som causando uma distorção. Ele perguntou a George Martin se era possível colocá-la numa canção, e é o som que ouvimos no início de I Feel Fine; 

Noutra ocasião, John queria que sua voz soasse como um coro de monges tibetanos cantando do alto de uma montanha. George Martin fez sua voz passar por um alto-falante Leslie e é a voz que ouvimos em Tomorrow Never Knows

O piano, ao estilo barroco, de In My Life foi tocado por George Martin. E é lindo demais. Posteriormente, Martin fez vários experimentos com sucesso na gravação do Sgt. Pepper's, além de tocar um pianet Hohner em Getting Better, um cravo em Fixing a Hole e um harmônio em Being for the Benefit of Mr. Kite!; 

Paul, certa vez, ouviu um trompete numa apresentação de música clássica e ficou encantado. Perguntou ao seu produtor se aquele som ficaria legal numa música. George Martin disse que sim e o colocou em Penny Lane

John gravara várias versões da música Rain. Levou as fitas pra casa. Em certo momento, sob efeito de alguma coisa, colocou os lados contrários das fitas no gravador e elas começaram a tocar ao contrário. Ele adorou! Conversou com Martin e quis que o efeito constasse na música. George assim o fez e no final de Rain podemos ouvir um trecho ao contrário (John repetiria a experiência logo depois em I'm Only Sleeping, do álbum Revolver); 

E são muitas outras! Os arranjos de cordas em Eleanor Rigby, a tabla indiana em Love You To, o quarteto de cordas em Yesterday, a orquestração incrível - e aparentemente desconexa - de A Day in the Life, o coral de 16 pessoas cantando abobrinha pra causar mais confusão ainda no final de I am The Walrus, o trabalho magnífico com seu filho Giles Martin no álbum Love, são mais algumas delas! 

Em sua carreira, Martin ganhou diversos prêmios Grammy e um Oscar por A Hard Day's Night. Em 1999, entrou no Hall da Fama do Rock

Ele, sem dúvidas, ficará vivo eternamente nas músicas dos Beatles. O produtor musical, arranjador e compositor cuja genialidade moldou o som da maior banda de pop/rock de todos os tempos. Um gênio. Um profeta que apostou nos delírios sonoros dos Beatles e os concretizou para a posteridade. 

Viva Sir George Martin! God bless you!



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