31 de ago. de 2013

GRAVAÇÕES INÉDITAS DOS BEATLES VINDO POR AÍ?


Roger Stormo, do Wog Blog, um blog especializado nos Fab Four, começou uma verdadeira investigação que revelou que um novo disco, ou conjunto de discos, contendo gravações dos Beatles na BBC estaria prestes a ser lançado. Stormo foi além em sua cruzada por informações e chegou a divulgar o que poderia ser a capa, o mês de lançamento (novembro) e o nome do álbum: On Air - Live At The BBC Volume 2.



O material do(s) disco(s), no entanto, não partiria de gravações originais da própria BBC (antes dos anos 1970 a emissora reutilizava suas fitas, gravando novas apresentações sobre outras já transmitidas, apagando gravações que hoje seriam ouro puro), mas de vinis que teriam sido gravados para que fossem retransmitidos por filiais da emissora britânica ou gravações feitas por ouvintes e resgatadas em uma campanha chamada 2012 Listeners' Archive Campaign. A foto de capa seria uma versão editada (colorizada e sem os transeuntes) de uma foto de Dezo Hoffmann com Paul, John, George e Ringo na Guidford Street, em Londres, caminhando em direção à Russell Square.


O primeiro volume de "Live at the BBC" consistia de 56 músicas e 13 faixas de diálogo, todos, como diz o nome, gravados na emissora britânica. O CD duplo, lançado em 1994, chegou a nº 1 nas paradas do Reino Unido e à terceira colocação nos Estados Unidos e, possivelmente, preparou o terreno para as três coleções Beatles Anthology, lançadas em 1995 e 1996. Nem a MCA Music (subsidiária da Universal Music nas Filipinas, onde parte das informações teria vazado), nem a Universal, nem a própria banda confirmam qualquer uma dessas informações. O post da MCA Music em que a suposta capa do álbum aparecia foi apagado.

Confirmado apenas, por enquanto, está o lançamento do livro "The Beatles – The BBC Archives: 1962-1970", um compêndio de fotos e conversas transcritas detalhando as aparições dos Fab Four na rádio da Inglaterra. Em um post mais recente, o próprio Stormo reclama da forma como as informações divulgadas por ele tem sido noticiadas pela mídia. A Rolling Stone americana, por exemplo, o contrário do The Guardian e do Whiplash, teria mudado o tom investigativo usado por ele e dado o lançamento como certeza pura. Ficaremos atentos. Você também pode fazê-lo acompanhando o WogBlog (em inglês).


Por Leonardo Daniel Tavares da Silva

Nenhum comentário: