7 de ago. de 2013

WATER

Capa do filme (clique para ampliar)

O grande amigo Luiz Lennon, presidente do Cavern Club em São Paulo (e no facebook), postou hoje e resolvi divulgar aqui também no Beatlebox: 

George Harrison tinha outras facetas que ultrapassavam a fronteira da música. Ele revitalizou praticamente sozinho a indústria cinematográfica britânica durante o “tédio” dos anos 80. 

Com sua empresa HandMade Films, ele produziu momentos subversivos e de humor negro como em Monty Python’s Life of Brian (1979), Time Bandits (1981), Mona Lisa (1986), Withnail and I (1987) e How to Get Ahead in Advertising (1989). 

A HandMade quase levou Harrison à falência, mas sua disposição em apoiar financeiramente filmes “pequenos” e não-convencionais produziu algumas das melhores joias do cinema britânico. Um dos filmes produzido pela HandMade Films, foi ‘Water’, filmada em 1985. A história recheada de humor típico inglês, se passa em uma fictícia ilha chamada Cascara ainda pertencente à colônia britânica. Logo a pequena ilha pacífica, que estava sendo ignorada pelo governo britânico e pela mídia internacional, tem sua paz perturbada quando uma plataforma de petróleo abandonada inicia exploração e fornecimento de água – no padrão das melhores marcas como Perrier. Gente de todas as partes, incluindo a Frente de Libertação de Cascara, a Casa Branca e até os cubanos passam a ter interesse no futuro da ilha e ameaçam destruir a vida pacífica dos seus habitantes. 

O filme tem como protagonista principal o ator Michael Caine interpretando Baxter Thwaites, o governador da colônia. Ele foi um fracasso comercial e de crítica, mas é interessante para os fãs da música, afinal aparecem tocando juntos na película nada mais, nada menos que George Harrison, Ringo Starr, Eric Clapton e Ray Cooper, formando a banda de apoio para dupla de revolucionários que lutam pela libertação de Cascara. 

A música se chama ‘Freedom’ e este trecho do filme pode ser assistido no vídeo abaixo: O enredo de ‘Water’ parece ter sido inspirado pela comédia britânica interpretada por Peter Sellers chamada Man in a Cocked Hat de 1959. Curtam!

2 comentários:

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Grande George. Lembrei agora da divertida homenagem do pessoal do Monty Python no concerto em homenagem a ele, no Royal Albert Hall. FABraços, Edu.

Carlos Edu Bernardes disse...

Foi mesmo muito legal, com direito a bundas brancas pra todo lado! Hehehe! 4FABraços, Marcelo!